sábado, 17 de novembro de 2007

Mais um BTTista

Graças ao meu “breloque”, o Ricardo arranjou companhia para pedalar aqui pela zona.
Pois é, um dia enviou uma mensagem para o blogue a saber se podia pedalar connosco e depois de alguns desencontros, lá se conseguiu combinar uma voltita.
Hoje era outro dia em que iria pedalar sozinho, não sei se é do frio, mas o pessoal anda-se a cortar um pouco. Assim, já deu para pedalar acompanhado, o que é bem melhor.
A pastelaria Pérola Doce lá serviu mais uma vez de ponto de encontro e às 14:00 lá estávamos nós para o cafezinho que sabe sempre bem antes duma pedalada.
Decidida a volta que iríamos fazer, lá seguimos para a zona do aeródromo para “apanharmos” um pouco da Rota dos Abraços que nos iria levar até ao Ferro. Trilhos já conhecidos, mas uma novidade para o novo membro.


Eu e o Ricardo

Do Ferro, seguimos até à pedreira e fomos de pois em direcção a Caria com a intenção de chegar ao Teixoso.


Nós e as "obelhitas"


Pelo caminho ainda pudemos testemunhar uma grande falta de responsabilidade, que me fez lembrar os meus velhos tempos de Moto-Vigia no concelho do Fundão.
Alguém se tinha lembrado de fazer uma queimada, mas o pior é que a deixou ao sabor do vento e sem acompanhamento. Após fazer uma ronda ao local, verificámos que não havia ninguém responsável pela queimada, mas lá apareceu alguém preocupado com os seus terrenos e que ligou aos Bombeiros. Estes após mostrarem pouco interesse pela situação, apenas dizendo que se tratava de uma queimada, lá devem ter visto a grande coluna de fumo e dirigiram-se ao local para resolver a situação.


Como é possivel tanta falta de responsabilidade por parte
de alguém que deixa uma queimada "sozinha"

Seguimos caminho e ao chegar ao Teixoso, como se fazia já tarde, resolvemos voltar por estrada até à Covilhã e demos assim por terminada a volta de estreia do Ricardo e pelo interesse que demonstrou, acho que nos vai continuar a acompanhar por esse mato fora!

Como mais uma vez me esqueci da máquina fotográfica, as fotos ficaram a cargo do telemovel e olha que até nem estão nada mal!


Distância percorrida: 30.69km
Tempo de rolamento: 1:56:03
Velocidade Média: 15.87km/h
Velocidade Máxima: 63km/h

sábado, 10 de novembro de 2007

Quase perdido!

Hoje saí de manhã… sozinho!
Pois é, uns não podiam porque iam para fora, outros porque não estavam cá, outros porque nem sei e então lá fui dar umas pedaladas mesmo sozinho.
Comecei a pedalar e tive que voltar logo atrás. Estava um frio de manhã, pelas 9:30 que me fez voltar a casa e vestir o corta-vento.
Mais quentinho, segui em direcção à Zona Industrial do Tortosendo onde apanhei o caminho que vai dar ao Barco, mas virei logo para cima para o Tortosendo, pois o objectivo era fazer o mesmo caminho da ultima vez que estive nesta localidade. Como ia sozinho, não valia a pena estar a inventar e era mesmo melhor seguir um trilho conhecido.
Perto da pista de Kart’s, virei para o conhecido trilho, o tal que é sempre a subir até à Quinta do Mineral.


Sozinho também dá para tirar fotos


Hoje o corvo não tava lá

Ao chegar mais acima, reparei que já estava a ficar tarde e esqueci-me de uma regra básica de segurança para mim, que é que, quando se anda sozinho, é bom seguir por caminhos conhecidos e não andar à descoberta, pois acontecendo alguma coisa, ninguém sabe por onde andamos. Meti-me então por um caminho que achei que me iria levar mais rápido até à Covilhã.


Já no novo caminho com o Tortosendo ali em baixo

Mais à frente, dei com um caminho fechado e um outro ao lado esquerdo pelo qual segui.
Ora este caminho começou a ficar cada vez mais estreito, até ficar uma vereda cheia de mato e depois, até a dita vereda desapareceu. Pensei que seria apenas um bocadito sem trilho e então segui por um mato cada vez mais alto, com a bike às costas e sem sinal de caminho. Cheguei a um ponto em que já estava mato cerrado e pinheiros, as pernas todas arranhadas e nenhum sinal de trilho, até que tomei a sensata decisão de esquecer as horas e voltei atrás, fazendo mais uns quantos arranhões, mas lá cheguei ao mesmo caminho.
Neste momento o mais rápido era mesmo voltar atrás até ao Tortosendo e seguir depois por estrada até à Covilhã, chegando uma hora depois do previsto.
Mesmo assim não foi muito mau, podia ter sido pior!

Distância percorrida: 34,62 km
Tempo em movimento: 2:28:38
Velocidade média: 13,98 km/h
Velocidade máxima: 53,10 km/h