segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

FELIZ NATAL




Desejo a todos um FELIZ NATAL cheio de paz e alegria e um excelente ano novo 2008 carregadinho de coisas boas e claro, com grandes pedaladas!

Abraço bttista!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Nocturna até às Penhas da Saúde

O Tiago veio morar para a Covilhã e tal como já tinha ameaçado, acabou por concretizar.
O objectivo seria, depois do trabalho, sair para uma voltinha até às Penhas da Saúde.
Às 18:40 lá cheguei à rotunda do Centro Comercial da Estação onde fui encontrar o Tiago e o Miguel e seguimos caminho que já se fazia tarde e havia muito caminho para percorrer.
Ao chegar ao Hospital antigo decidimos seguir pelo bairro da biquinha para ainda apanhar um pouco de terra e fomos sair à Rosa Negra. E foi aí onde o Miguel, que já não pedalava há muito, decidiu deixar-nos e seguiu para casa.
Eu e o Tiago seguimos e ao longo da grande subida ainda deu para festejar os dois golos do Benfica ao Shakhtar Donetsk.
Passado um bom bocado e quase a chegar ao destino, começamos a ouvir uma mota e pois era o Miguel que vinha ao nosso encontro para pagar os cafezinhos na Ti Maria tal como tínhamos combinado.


Na Ti Maria a beber os cafézinhos e o galãozinho

Bebemos os cafés (eu, um galão, para aquecer) e fizemos mais uma pequena subida para aquecer um pouco antes de iniciar a grande descida.
Depois, foi só pedalar por aí abaixo fazendo em dez minutos o que para cima demorou 1 hora e 52 minutos.
Muito boa esta nocturna e já ficou combinado que têm que se fazer mais umas poucas para um dia chegarmos à torre. Vamos lá a ver se consigo!

Distância percorrida: 28km
Tempo de rolamento: 2:16:51
Velocidade média: 12,27km/h (a subir ia nos 7,50km/h)
Velocidade máxima: 65,2km/h (no regresso, claro)

domingo, 2 de dezembro de 2007

Rota do Medronho – Oleiros



Hoje tive que me levantar bem cedo. É que o destino era Oleiros e com a partida para inicio do passeio marcada para as 9:30, teve mesmo que ser.
Um pouquinho antes das 7 da manhã, já estava eu na casa do André. Passámos a Scott para o Fiesta dele, carregámos o resto das coisas e seguimos até à área de serviço de Castelo Branco, onde nos iríamos encontrar com o Simão e o Cerezo às 7:45.
Tal como cheguei antes da hora a casa do André, também chegámos antes da hora à área de serviço. O pior, foi mesmo que os outros dois companheiros chegaram atrasados. Às 8:10 chegaram eles e ainda quiseram tomar o pequeno-almoço. Claro está que chegámos atrasados a Oleiros, já mesmo em cima da hora da partida e ainda faltava ir ao secretariado buscar os dorsais.


A muda de câmara-de-ar ainda antes de começar

Para ajudar ao atraso e começar bem, tivemos que mudar a câmara-de-ar da roda de trás do Simão que estava com a válvula estragada e não enchia (ainda deu também para partir um desmonta).
O que nos safou, foi que um membro da organização (ao mesmo tempo, fotógrafo e se não me engano de nome Gonçalo) esperou por nós para nos levar até ao início do percurso marcado.


Eu e o André numa primeira paragem


O Cerezo e D.Sebastião a aparecer do nevoeiro

Passado pouco tempo, estava eu com um furo na frente e volta a haver azar, é que estava tudo cheio da “nhanha” anti-furo e lá tive que borrar as mãos todas. Valeu a dica do Simão de lavar as mãos nas folhas de eucalipto, que com o nevoeiro, estavam todas molhadas.


O meu furo e tudo borrado de "nhanha" verde

Seguimos e mais à frente, com a sorte que nos acompanhava o Simão rasgou o impermeável nas silvas. Estava a correr bem o passeio.
Vieram mais umas valentes subidas, (foi assim o passeio todo, subir, subir…) e passado algum tempo estávamos a passar num controle. Nesse mesmo controle ficámos a saber que como tínhamos saído tão mais tarde, se esqueceram de nós e nos fecharam uma passagem, cortando assim à volta de 12km’s ao nosso percurso, ou seja, passámos sem querer, todos à frente (com excepção de 3 bttistas) falhando também o primeiro reabastecimento. Mas lá continuámos…, a subir.


Um exemplo das grande subidas


Cerezo e Simão

Mais à frente, o Simão e o Cerezo ficaram para trás e a partir daí seguimos só eu e o André.
Um problema que tivemos, e que foi generalizado, teve que ver com as marcações que estavam bem fraquinhas obrigando a ir com muita atenção e mesmo assim por várias vezes ficámos às aranhas.
Muito bom, foi as belas paisagens que pudemos apreciar e também pudemos comer uns medronhos, ou não fosse este passeio a rota do medronho.


A saborear os medronhos


Que paisagens se podiam apreciar lá por cima


Nós no inicio da grande descida até Oleiros e o companheiro que nos tirou a foto

No final e depois do segundo (para nós o primeiro) reabastecimento apanhámos então a descida que andava fugida há tanto tempo e que grande descida foi. Deu para experimentar em grande a minha nova suspensão (Marzocchi mx pro ETA) e deu para ficar muito bem impressionado com as prestações da dita. Que diferente (para muito melhor) é ela em relação à anterior Rock Shox J2.
Durante algum tempo, foi mesmo só a descer e depois o final foi por uns single-tracks bem interessantes.
Tirando o problema das marcações e os problemas técnicos, foi um passeio bem bonito apesar de muito duro para passeio. Talvez estivesse mais adequado a uma maratona.
Este foi também um passeio frutuoso em quedas. Eu com os meus “malabarismos”, o André com uma roda enfiada numa vala e o Simão “encalhado” numas mimosas, só o Cerezo não deu o gostinho às quedas. O que vale é que nenhuma delas teve consequências físicas nem materiais!


Exemplo de como não se faz um cavalinho

O Simão também ainda teve tempo para partir uma corrente, juntando mais um caso aos vários problemas técnicos deste passeio.
Depois do banho, que eu e o André tivemos alguma dificuldade em encontrar, fomos dar ao dente. Esta parte do passeio estava óptima, foi talvez o passeio onde melhor comi. Estava mesmo muito bom!
E venha a próxima bttzada!

Distância percorrida: 37,57km
Tempo de rolamento: 2:58:23

Velocidade média: 12,64km/h

Velocidade máxima: 50km/h

sábado, 1 de dezembro de 2007

Marzocchi MX Pro ETA

Por várias vezes senti limitações em relação à minha suspensão Rock Shox J2, até que me decidi trocá-la. Por vezes até parecia não ter suspensão.
Após um porfundo estudo de mercado, a escolha recaiu sobre uma Marzocchi MX Pro ETA de 2007, comprada nos meus amigos da Motobrioso, que em fim de colecção saiu bem mais barata.
Montámos a suspensão e vai ser experimentada na Rota do Medronho.
Tenho muito boas indicações dela! Vamos lá vêr como se porta!

Features

- 100mm Travel
- RV & ETA Adjustability
- Air Spring
- Alloy XC Steer Tube & Crown
- 30mm Alloy Stanchions
- V-Brake
- 6” Post Mount (Max Disc 7”)
ETA RV

Aqui está ela