domingo, 10 de fevereiro de 2008

Domingo, dia de caça!

Domingo, dia de caça e de BTT, será seguro?

Eram 8 da manhã e estava eu a sair de casa com a Scott na Astra para me encontrar com o Figueira, o Tito e o Zé Teodoro em frente às piscinas do Fundão. Quando estava a sair de casa, estavam também a sair mais dois bttistas dos prédios mais acima com as bikes em cima dos carros. Previa-se um dia cheio de gente a pedalar.

Cheguei a horas e não fui o único. Assim, tal como combinado, estávamos a pedalar às 8:30.
Escolhido o percurso, quer dizer, o percurso foi sendo escolhido ao longo da manhã, foi mais: escolhida a direcção, seguimos para o Souto da Casa por estrada e logo aí começámos a encontrar gente a pedalar.
Ao chegar ao Souto da Casa, seguimos por montes e vales que nos iriam levar até ao Telhado e foi por aqui que começámos a sentir uma certa insegurança, tal era o número de disparos dos caçadores por aquelas bandas. Não seria nada bom sermos confundidos com uma peça de caça. Começamos a dar-nos conta de que, também dependendo dos locais, o Domingo de manhã pode ser algo perigoso para nós com tanto caçador por aí aos tiros.



Zé Teodoro e o Tito nada em forma


Say cheese Figueira


Ai é o joelho e as pernas e o catano :)


Olha eu, e eles!


O Tito a pedir esmolinha prós santinhos


Os quatro


Seguimos caminho e passado um bocado estávamos a chegar ao Telhado onde fizemos mais uma paragem, desta feita para um cafézinho e para o Tito "buer" uma aguazinha, pois com a vontade tamanha de pedalar que estava, saíu de casa sem o precioso liquido.

Depois de repostas as energias, seguimos caminho até ao Pesinho, onde decidimos não passar a ponte para o outro lado. Se o fizessemos iriamos dar uma volta bem maior, passando pelo Dominguiso e como os almoços de familia estavam à espera, decidimo-nos pela volta mais pequena.

Uma paragem no caminho até ao Pesinho


Pouco depois de nos decidirmos pela volta mais pequena, o Tito fica um bom bocado para trás e está bem que ele já vinha devagar, mas agora era demais. Voltamos atrás e estava ele desanimado com um furo e tal como se esqueceu da água, câmara-de-ar também não havia. Eu o e Zé Teodoro não podiamos dar uma das nossas, pois o Tito ainda usa "pipo fino" (comum nas Scott), felizmente o Figueira ainda não trocou para pipo-grosso e trazia uma a mais e feita a troca lá seguimos viagem.


Enquanto uns trabalham, outros comem
...e outros tiram fotos :)


Passado um bocado, estávamo-nos a cruzar com mais um grupo de uns 10 bttistas do Fundão. Havia mesmo muita gente na rua e o dia era mesmo de se aproveitar, estava um belo dia para a practica deste desporto.
Mais um pouco e estávamos a chegar à ponte da Ribeira da Meimoa onde encontrámos um novo grupo, desta feita do Ferro onde vinha também o Rui Marques.
Após dois dedos de conversa com o Rui, seguimos ao lado da A23 e saímos na Zona Industrial do Fundão. A partir daqui, foi sempre por estrada porque se aproximavam as 12:30, hora que tinhamos combinado para chegar aos carros.
Pelo caminho ainda dei uma mãozinha de mecânica no travão da frente do Tito, que vinha a prender a roda um pouco e estava feita a volta de Domingo de manhã, felizmente sem termos sido tomados por tordos.