domingo, 9 de março de 2008

Trilhos da Açafa III





Meu dorsal

Com as boas recordações que fiquei dos Trilhos da Açafa II, não podia faltar à terceira edição deste passeio pelas terras de Ródão.

Combinei com o Figueira, encontrarmo-nos no Fundão às 06:30, mas, com um pequeno atraso dele, mais carregar a bicicleta na Astra, acabámos por sair do Fundão às 06:50.

Ao passar na estação de serviço de Castelo Branco, decidimos parar para beber o cafezinho da praxe e logo aí comecei a achar estranho não vermos um único carro com bicicletas em cima.

Seguimos caminho para Vila Velha de Ródão e ao chegar, descobrimos então porque não víamos ninguém pela estrada, é que nós éramos nada mais, que os primeiros a chegar ao recinto. Mas como concordámos, mais vale chegar cedo, que andar à pressa para estar a horas. Assim, deu para preparar as coisas com tempo e ainda tomar um segundo pequeno-almoço, este oferecido pela organização.



A preparar o material

A partida demorou, e só começámos a pedalar às 08.50 em vez das 08:30 anunciadas.

Nós, que estávamos com uma pequena duvida, se faríamos os 35 ou os 65km’s, ficou logo ali resolvida a questão, é que isso teria que ser decidido aos 3km’s e então a decisão foi mesmo os 65km’s e ainda bem que assim foi, pelas belas paisagens que pudemos vislumbrar.



Os primeiros km's

Quem encontrei por lá, foi o amigo enfermeiro Cameira e mais dois amigos do pedal, que acabaram por nos acompanhar e nós a eles. A partir de uma certa parte do percurso, tivemos também a companhia do João que vinha de Portalegre.

Nos primeiros km’s vieram logo umas belas subidas onde muita gente decidiu seguir a pé, não fossem estoirar logo ali.



As primeiras subias bem durinhas

Aos 20km´s lá veio o primeiro abastecimento e que bom que estava novamente à semelhança do ano passado. Então aquelas laranjas fresquinhas cortadas em quartos…, simplesmente deliciosas.



O primeiro abastecimento



Ela a descançar


Entre boas subidas e excelentes descidas, bons trilhos e single-tracks, fomos sempre acompanhados por belíssimas paisagens.


O Figueira ao perto e ao longe


João à chegada para mais uma grande descida

Seguimos junto ao rio Ocreza e o próximo abastecimento seria na Foz do Cobrão, onde nos esperava uma escalada bem poderosa. É que vir lá de baixo e subir tudo até cá acima, é bem puxado, isto ao fim de ter 40km’s nas pernas. Mas como o abastecimento era a meio da subida, deu para recuperar forças e lá seguimos.



A grande subida na Foz do Cobrão


O segundo abastecimento


Que belas paisagens


Cameira e os dois amigos do pedal
ao fim da grande subida a saír da Foz do Cobrão


Ao fim de um troço grande por estrada, com mais paisagens espectaculares, chegava o ultimo controlo para depois termos umas belas descidas cheias de adrenalina que nos iriam levar até ao vale onde teríamos uns 3 ou 4 km’s planos até à meta.



A Scott que mais uma vez se portou lindamente


No fim de mais um belo passeio

O único problema neste passeio, foi ao fim os banhos em que não havia água quente, mas que até acabou por não ser um grande problema, aguentou-se bem.

O almoço correu muito bem e depois de assistir ao sorteio dos prémios, que incluía uma Scott Scale 70 e que não tivemos a felicidade de carregar com ela, metemo-nos a caminho de casa, pois já fazia falta uma sesta no sofá.



Prontos para ir embora

Foi mais um passeio muito bem organizado pelo Grupo Desportivo dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão (com grande destaque para o Sr. António Pequito) que deixa vontade de lá estar novamente para o ano que vem.

Distância percorrida: 68,22km
Tempo de rolamento: 4:53:03
Velocidade média: 13.96km/h
Velocidade máxima: 52.4km/h