domingo, 30 de novembro de 2008

Invernal de BTT 2008 - Cidade da Guarda




O meu dorsal

Durante a semana andámos “atrás” das previsões meteorológicas para sabermos se íamos sofrer na Invernal da Guarda.

Houve previsões de um dia bem chato com direito a muito frio, chuva, talvez neve e vento. O que é verdade, é que a neve que tinha que cair, caiu no sábado e o domingo apareceu com frio (muito frio) e nada mais. Não se podia exigir mais.

Ontem o Simão ligou, com uma voz que não era a dele e logo vi que me ia dizer que não ia e foi mesmo o que aconteceu. Constipou-se em grande!


Saí de casa e vi...


Acabei por ir sozinho na Astra, em caravana com o Miguel, o Paulo, o Pedro e um colega dele.

Ao chegar à Guarda pudemos ver um bonito espectáculo de neve e também começámos a perceber que não ia ser um dia nada fácil em termos de temperaturas, que pelo termómetro do carro, andavam bem perto de 0º e certamente que durante o passeio, desceram a números negativos.

O carro do Miguel numa foto artística


O Pedro à espreita


A Guarda com um manto branco


O local de reunião era o Intermarche e ao chegar, confirmou-se, o frio estava lá em grande.

Preparámo-nos e depois foi aguentar o frio até à hora da primeira partida, o que pareceu uma eternidade devido aos dedos gelados!


Ajuntamento no Intermarche



A preparação

Dada a partida, seguimos até à Câmara onde ia ser dada a partida oficial. Mais uma espera e lá fomos por dentro da cidade até entrarmos na terra onde começou a aparecer a neve e tal era o frio que se fazia sentir, que por vezes essa neve estava transformada numa boa camada de gelo.




Apanhado


As mãos, felizmente começaram a aquecer, mas os pés não se quiseram juntar à festa e só quando começámos a descer e que deixamos a neve para trás, é que os comecei a sentir novamente.

A partir daqui, ficou uma temperatura muito boa (para quem está a fazer exercício, claro) e lá chegou a altura de fazer a primeira paragem para o reabastecimento.


O reabastecimento e a minha menina


Depois de uma sandocha e uma bananita, segui por esse monte fora sempre a subir até à Guarda. Depois de umas subidas bem jeitosas, lá se começou a avistar a cidade mais alta e depois o Intermarche e estava acabado um passeio único! Pois, nunca tinha pedalado na neve. Espectacular!


Já perto da Guarda com as vaquinhas ao fundo


Novamente com um frio de rachar, coloquei a Scott às costas da Astra e segui até às piscinas onde eram os banhos e o almoço.

Banho quentinho e siga pró almoço com o Rui e o pessoal dele e entretanto ainda liguei ao Simão que apareceu também para almoçar.

Depois do almoço, houve ainda a entrega dos prémios e um sorteio de lembranças (claro que voltei a não ganhar o que quer que seja).

Parabéns ao Clube de Montanhismo da Guarda, em particular, ao amigo Tiago, pela excelente organização!

Será que pró ano haverá novamente neve? Temos que aguardar!

Venha o Invernal 2009!


Mais fotos aqui


Distância percorrida: 39,26km’s

Velocidade média: 12,79km/h

Tempo a pedalar: 3:04:08

Velocidade máxima: 56,1km/h

2 comentários:

Tiaguss disse...

Ah seu maluco!! É caso para dizer que estava um dia fresquiiiiinho :)

Abrsços

Luis Afonso disse...

Estava sim Sr.
Mas não houve por lá gritos... ou talvez tenha havido, não sei :D

Abraço