domingo, 21 de outubro de 2007

III Passeio BTT - Trilhos da Raia

Idanha-a-Nova

Ontem a Ilda fez anos e a noite prolongou-se até quase às 3. Felizmente que ninguém lhe apeteceu ir abanar o capacete até à discoteca e assim sim, seria bonito ir pedalar com uma directa em cima. È que se assim já só dormi 3 horas, imagino se tivéssemos ido fazer um pezinho de dança.
Feita a soneca, foi levantar ainda bem de noite e às 6:30 já estava o Adriano à porta para irmos até ao Teixoso buscar o Luís. Combinámos também com o Tiago e o Mané para nos encontrarmos na área de serviço do Fundão para seguirmos todos juntos.
Tomado o cafezinho, lá seguimos até Idanha-a-Nova onde se iria realizar o passeio e o manjar já habitual e tão falado, que são uns porquinhos no espeto, mas, disso falarei mais adiante.


O Adriano a dar inicio ao descarrega das bikes


O Tiago a mostrar que tá rijo comó aço, o Mané com frio e eu com sono

Ao chegar, fomos “levantar” os dorsais e depois foi só aprontar o material todo e esperar pela partida enquanto já se conseguia sentir o cheirinho dos porcos a rodar no espeto, o que nos fazia estar já a pensar em regressar rapidamente para o almoço.


Eu, Mané, Tiago, Adriano e Luís, prontos pra saír

Mal saímos da Idanha, começámos logo a ver pessoal a encostar com furos. Acho que nunca tinha visto tanto furo num passeio como neste. Nos primeiros 5km, acho que foram uns 5 furos que contei e ainda uma queda em estrada de um bttista, que ainda estou para saber qual a razão de tal aparato.

Fomos passando por belíssimas paisagens, como as proporcionadas pela barragem Marechal Carmona.


Aqui se dava o inicio das belas paisagens
proporcionadas pela barragem


E claro que aproveitámos estas belas paisagens
pra disparar uma fotos



Algo muito interessante e nunca por mim visto nestas andanças, foi um casal de bttistas a pedalar. Até aqui nada de mais não é? Mas é que este casal ia na mesma bicicleta. Era vê-los passar, sim, porque ainda por cima iam a um ritmo mais elevado que a maior parte do pessoal e tudo feito em perfeita sintonia. Ficámos todos de boca aberta com esta demonstração em que nem passagens de água ou caminho em muito mau estado os faziam parar ou sequer fazer o percurso à mão!


Aí está o casal do dia


Passado um pouco, lá veio a primeira subida e no meio da multidão, o Tiago e o Mané, foram-se embora e não os voltámos a ver até ao porco!


Uma paragem para o Adriano compor a roupa interior


Belos estradões

Ao km 26 é que foram elas, começou a subida para Monsanto por uma calçada romana em que a maior parte do pessoal subiu a pé. O que valeu, foi o reabastecimento que havia lá em cima onde se comeu e descansou um pouco.


Aí está o km 26


O Adriano ainda a resistir e eu já a pé


O reabastecimento em Monsanto


Em Monsanto com uma vista espectacular

A seguir havia a descida, também por outra calçada romana e que deu para chegar lá abaixo todo achocalhado.
A partir daí vieram os percursos rolantes até Idanha-a-Velha onde havia outro reabastecimento e até uma oficina para quem fosse com problemas mecânicos. Esteve muito bem a organização neste aspecto, bem como em todos os outros.
Passado um pouco já estávamos de saída e mais uma vez em direcção da barragem Marechal Carmona.


De volta à barragem


O paredão da Marechal Carmona

E a partir daqui ao km 55 com a última subida digna de registo, é que a coisa piorou. Senti-me com as forças em baixo, em muito devido a nos últimos tempos ter dado poucas e curtas voltitas, mas, lá deu para chegar ao fim.


No fim já com as bikes na carrinha

Fomos tomar o banhinho às escolas onde nos esperavam boas condições e água quentinha e logo se seguida sem perder mais tempo, lá fomos saborear o belo do porquinho que ainda esperava por nós no espeto.



À espera do porco e o Adriano já servido




Tiago, Luís, Eu, Adriano e Mané
já de barriga cheia





O percurso


Altimetria e dados obtidos por um GPS
Não são os meus, mas parecem!


Distância percorrida: 63.96km
Tempo em movimento: 4:14:33
Velocidade média: 15.07km/h
Velocidade máxima: 60.5km/h


Foi um belo passeio, também ajudado pelo excelente tempo que se fazia sentir e pela óptima organização do evento.
Para o ano que vem, só se não puder mesmo é que lá não estou!


1 comentário:

Tiaguss disse...

Um dia muito bem passado! Venham mais destes ...