domingo, 25 de fevereiro de 2007

Guarda

24-02-2007

Durante a semana disse ao Tiago que tinha um passeio muito bom para fazermos na Gardunha e que seria bom neste fim-de-seman
a e ele vira-se para mim e diz: “já pedalámos muito pela Gardunha, por isso, enquanto vocês não vierem pedalar à Guarda, não voltamos à Gardunha”. Mauzinho ele, não!? Mas foi o necessário para combinarmos a volta na Guarda e lá fomos nós!
Ontem, levantei-me cedinho, agarrei no Punto com a Scott bem presa em cima dele e fui buscar o André para depois nos irmos encontrar às 9:15 com o Simão, Cerezo, Pedro e Adriano na Galp da Covilhã.
A caminho da Guarda, já nos acessos da A25, a bike do Pedro, que não devia estar com muita vontade de ir, quase caiu da carrinha do Cerezo, mas tudo não passou de um susto. Eram 10 e qualquer coisa e estávamos na casa do Tiago como combinado, onde já estavam também o Mané, o João Luis e o David.
Já preparados para pedalar, fizemo-nos à estrada, mas parámos, claro está, para o cafezinho da praxe. Acabado o cafezinho e pequeno-almoço para alguns, continuámos. Apanhámos uma bela subida pouco tempo depois, mas sempre acompanhados também por bonitas paisagens, frio e a ameaça de chuva. Dizia o João Luis: “aquela nuvem tem o nosso nome”, mas felizmente enganou-se. Não apanhámos pinga em todo o passeio.





Uma das partes espectáculo foi um single-track que foi feito com alguma dose de adrenalina, é que uma roda fora do sitio e podíamos acabar uns metros mais abaixo, mas correu muito bem para todos.





















Depois disso e do Tiago ter andado à procura da sua L
olita (que lá se decidiu esconder-se do dono) seguimos um pouco mais à frente onde fizemos a paragem para o farnel.











Já víamos lá ao fundo as eólicas onde iríamos passar e fizemo-nos ao caminho. Lá chegados foi altura de decidir, ou fazíamos um caminho mais curto, pois já estava um bocadinho tarde, ou descíamos até à barragem do Caldeirão onde nos esperava uma subida enorme de volta à Guarda, mas como tínhamos tirado o dia para pedalar, seguimos para a barragem.














Depois de uma curta paragem, tínhamos então a dita subida. Nunca eu tinha subido durante tanto tempo e com aquela inclinação, mas lá chegámos.
Passámos depois pelas antenas de comunicações e seguimos para dentro da Guarda onde nos esperava a tão famosa torre de menagem onde o Tiago acaba os seus passeios da Guarda. Fomos lá por a cereja em cima do bolo, como ele diz!
Depois de uma sessão fotográfica, saímos do ponto mais alto da Guarda (1056 mts) até à casa do Tiago e demos por terminado um excelente passeio nas terras da cidade mais alta de Portugal.





André; Mané; Eu; Simão; Cerezo; Pedro; Adriano; Tiago


Distância percorrida – 40.77 km
Tempo de rolamento – 3:37:59
Velocidade Média – 11.22 km/h
Velocidade Máxima – 58.1 km/h

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Domingo e Terça-Feira de Carnaval

Domingo de Carnaval
18-02-2007


Este fim-de-semana foi diferente.
É costume andar ao sábado, mas como no sábado foi dia de passeio de duas rodas, mas a motor (na minha Suzuki GSX-R 600), a voltinha de BTT ficou para o Domingo e para ser ainda mais diferente, fui sozinho.
Sozinho, mas correu muito bem, ainda
percorri uma boa distância e até a bom ritmo. Pensei que iria desanimar por andar sozinho, mas nada disso, só não deu para dar à língua!
Saí
pelas 10 horas de casa em direcção a Peroviseu.
Lá chegado, foi escolher o primeiro caminho que me apareceu em direcção ao alto da serra e seguir por ele até descer para o lado norte até perto do Ferro.



Chegado ao alto, fica assim:
Fundão de um lado e a Covilhã do outro.






Para
quem conhece, fui sair ao pé do bowling e voltei por estrada até ao Fundão. Para primeiro passeio sozinho, foi muito bom. Prefiro andar com companhia, mas se voltar a ter que ser sozinho, já não mete tanta confusão.

Distância percorrida: 35.64 km

Tempo rolamento: 2:16:39
Velocidade média: 15.65 km/h

Velocidade máxima: 53.8 km/h




Dia de Carnaval

20-02-2007

Pois é, foram dois passeios bem perto um do outro, mas desta feita, com a companhia do Figueira. A hora de saída, voltou a ser as 10 da manhã. Seguimos até à zona industrial do fundão e daí em direcção a Valverde. Aí, apanhámos a estrada que liga a Peroviseu. Queríamos ir por terra, mas como não conhecemos caminhos por ali e não tínhamos muito tempo, decidimos ir mesmo por estrada.
Chegados a Peroviseu, o Figueira quis conhecer o caminho de que lhe tinha falado do Domingo e lá seguimos até ao outro lado.

Foi mais um dia em que se andou bem e ainda se fizeram perto de 40 km’s (só por uns metros que não se chegou lá), nada mau!
Como o esquecimento nos bateu aos dois, ninguém levou máquina fotográfica e então, fotos, não há!


Distância percorrida: 39.28 km

Tempo rolamento: 2:25:51

Velocidade média: 15.88 km/h

Velocidade máxima: 53.6 km/h

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Carvalhal (Souto da Casa)

10-02-2007
Acordei às 7:30 a pensar que estaria a chover e muito vento como durante a noite. Espreitei lá para fora e estava céu limpo, óptimo para a volta até ao Carvalhal combinada com o André e o Figueira. Estava combinado às 9:00 no Centro de Saúde do Fundão e cheguei já estava o André à minha espera. O Figueira, nem sinal dele. Fomos a uma pastelaria que o André queria comer qualquer coisa e seguimos então para a subida, sem o Figueira que não apareceu (deixou-se dormir e tal e coisa, diz ele!)

Para começar foi logo a rebentar, 5 km sempre a puxar com muita pedra e alguma lama. Passado este bocado a coisa acalmou, mas não foi em questão de subidas, essas continuaram a aparecer em abundância, mas já sem tanto calhau e pedra e o ritmo melhorou. Chegados ao Carvalhal, parámos para ver como estava o local, beber água fresquinha da serra e decidimos voltar para trás, pois queríamos chegar antes da uma da tarde. Bom sitio para visitar o Carvalhal, só é pena o fogo ter dado cabo do resto da paisagem. Então aí sim, seria espectacular!


O regresso foi mais rápido, é que o muito que
subimos, agora era a descer. Só alterámos um pouco o caminho, já perto do Fundão em que apanhámos uma subida bem valente que deu para acabar em beleza. Foi um passeio mais curto que o normal, mas bem puxado e com paisagens fantásticas, pena os incêndios terem queimado tanta coisa.







Olha, o Fundão já ali em baixo



Este passeio serviu também para ver como estava a zona, é que já não passava para estes lados há muitos anos, já desde os belos tempos
em que fazia a MotoVigia pela Câmara do Fundão no período de férias. Está previsto novo passeio nesta zona, mas desta feita, mais longo, passando também pela encosta sul da Gardunha.

Distância percorrida – 23.49 km
Tempo de rolamento – 2:18:04
Velocidade Média – 10.20 km/h

Velocidade Máxima – 49.3 km/h

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Tortosendo - Fundão

03-02-2007

Mais um sábado a levantar cedo para um passeio com a malta do pedal.
Este sábado começamos no parque industrial do Tortosendo. O combinado foi às 10 da manhã e lá estávamos, uns à hora, outros um bocadinho mais tarde, pró cafezito.
Começámos a pedalar em direcção ao peso, sempre ao lado do Zêzere e chegados ao Peso, atravessámos a ponte pró Pesinho (Pesinho deve ser por ser mais pequeno, he he), onde houve uma paragem numa fonte para uma pequena lavagem das bikes, que já vinham cheias de lama (nossa companheira por todo o passeio).


Continuámos até chegarmos a uma quinta com umas ruínas de uma casa brasonada, onde parámos para uma visita e fotos, pois tais ruínas eram dignas desse registo.






Não sabia eu e talvez mesmo todos,
com excepção do Cerezo, que este caminho ia sair ao lado da ponte da Meimoa, perto da zona industrial do Fundão, mas a caminho ainda tivemos que fazer uma travessia de uma pequena ribeira que chegou para nos deixar os pés bem encharcados.

Chegados à ponte da Meimoa, decidimos andar mais um pouco ao lado da A25, até chegarmos a um local, onde o Cerezo achou que gostaríamos de molhar novamente os pés e lá fomos. Após a travessia com direito a sessão fotográfica e a nova molha de pés, comemos qualquer coisa e decidimos regressar pelo mesmo caminho, pois já se fazia tarde.








Ai... Ai...





Até aqui já tínhamos feito 22 km e tal, mas o regresso foi feito sempre a rolar e então esses mesmos 22 km e tal foram feitos bem mais rápido, pois já não houve paragens. Chegados ao parque industrial do Tortosendo, foi arrumar as coisas e voltar a casa…, descalço! É que a cabeça não dá para tudo, já lembrar de roupinha para mudar foi muito bom, agora calçado seco…!



Cerezo; Figueira; Simão; Eu; Adriano e o fotógrafo Pedro

Distância percorrida – 44,25 km
Tempo de rolamento – 3:09:36
Velocidade Média – 14,00 km/h
Velocidade Máxima – 45,4 km/h

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Tortosendo - Barco

27-01-2007


Ao longo da semana foram-se trocando mails e decidimo-nos por este passeio
que acabou combinado pró sábado às 10:00 junto da rotunda do seminário do Tortosendo, onde mora o Adriano.
Desta vez o grupo era mais pequeno, pois havia quem não pudesse ir (Tiago, Simão e David) e até quem estivesse com muito frio (Figueira).
Chegado ao ponto de encontro, um bocadito atrasado, lá aprontei a Scott prá volta e seguimos estrada fora até ao café mais próximo, pois faltava o café da praxe.
Seguimos com um belo exemplo de subida e continuámos pela estrada em direcção ao Paúl. A meio, cortámos para dentro da serra e foi seguir quase pela crista até perto do Barco, onde fizemos uma bela decida até à dita localidade.

Pelo meio da serra fomos agraciados com belas paisagens e também com belas subidas, mas logo seguidas de óptimas descidas e boas doses de vento bem frio.




Estas poses era apenas pa vêr o número de dentes das cassetes, tá bem?






Chegados ao Barco, continuámos sempre junto ao Zêzere, com uma paragem pelo meio para uma buchazita e pelas 14 e qualquer coisa estávamos outra vez no ponto de partida e já a combinar o próximo passeio para o sábado a seguinte.
Pedro; Cerezo; Mané; Eu e o Adriano como fotógrafo

Aí ficam os números, não muito precisos, pois não sei como fiz a coisa e quase ao fim do passeio, apaguei tudo do ciclo-computador!

Distância percorrida – 35,00 km
Tempo de rolamento – 2:30:00
Velocidade Média – 14,00 km/h
Velocidade Máxima – 51,4 km/h (esta tenho a certeza)

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Passeio na Marateca

20-01-2007

Ora aqui está um passeio espectáculo.
O Figueira veio ter comigo aqui a casa para irmos até a Soalheira onde combinamos o encontro com o pessoal bttista às 09:30. Pusemos as biclas no Punto com as suas barras de tejadilho novas e lá estávamos no ponto de encontro ainda antes da hora. Assim que nos juntámos, rumámos ao Louriçal onde estacionamos e começamos a pedalar. Bem, foi um passeio altamente, com muitos caminhos impecáveis de piso muito bom e com paisagens espéctaculares.

Não acham? Uma paragem para apreciar as vistas


E elas à espera




Como ninguém conhecia aquela zona, enganos, foi coisa que não faltou e várias vezes tivemos que voltar atrás no caminho escolhido, saltámos cercas e mais cercas, atravessámos pelo meio do mato, sem trilhos sequer, mas chegámos onde queríamos, a Marateca.







Parámos para um “almocinho” e pouco depois o David deixo u -nos, lá deu uma desculpa de que tinha que estar em Castelo Branco às 15 e tal, mas pronto, lá continuamos!




Chegados ao paredão da barragem e já com 36km no pêlo, o Miguel decidiu voltar atrás por alcatrão, pois os problemas musculares já apertavam. Nós continuamos a volta programada e foi sempre a rolar a
um ritmo bem bom. Ao fim de tanto km e andávamos sempre com uma média à volta dos 15,5km/h, acho que o pessoal está a ficar em forma! encontrámos o caminho certo e chegámos ao Louriçal sem problemas.

Não, ele não saltou!








Eu e o Tiago






Estão a vêr o que é preciso
para tirar uma ganda foto?

Aqui está ela!

Ao chegar ao Louriçal, ainda tentámos uma trepadel
a numa bela de uma subida que ía dar ao Casal da Serra, mas só o Tiago e o Pedro continuaram enquanto voltámos ao carros e demos por concluída uma bela volta pela zona da Marateca. Uma zona a repetir, pois está repleta de caminhos a descobrir.

Pedro; Cerezo; Adriano; Figueira; Eu; Simão; Miguel
Tiago e David

Distância percorrida – 55,79 km

Tempo de rolamento – 3:35:41
Velocidade Média – 15,51 km/h
Velocidade Máxima – 44,6 km/h