domingo, 25 de fevereiro de 2007

Guarda

24-02-2007

Durante a semana disse ao Tiago que tinha um passeio muito bom para fazermos na Gardunha e que seria bom neste fim-de-seman
a e ele vira-se para mim e diz: “já pedalámos muito pela Gardunha, por isso, enquanto vocês não vierem pedalar à Guarda, não voltamos à Gardunha”. Mauzinho ele, não!? Mas foi o necessário para combinarmos a volta na Guarda e lá fomos nós!
Ontem, levantei-me cedinho, agarrei no Punto com a Scott bem presa em cima dele e fui buscar o André para depois nos irmos encontrar às 9:15 com o Simão, Cerezo, Pedro e Adriano na Galp da Covilhã.
A caminho da Guarda, já nos acessos da A25, a bike do Pedro, que não devia estar com muita vontade de ir, quase caiu da carrinha do Cerezo, mas tudo não passou de um susto. Eram 10 e qualquer coisa e estávamos na casa do Tiago como combinado, onde já estavam também o Mané, o João Luis e o David.
Já preparados para pedalar, fizemo-nos à estrada, mas parámos, claro está, para o cafezinho da praxe. Acabado o cafezinho e pequeno-almoço para alguns, continuámos. Apanhámos uma bela subida pouco tempo depois, mas sempre acompanhados também por bonitas paisagens, frio e a ameaça de chuva. Dizia o João Luis: “aquela nuvem tem o nosso nome”, mas felizmente enganou-se. Não apanhámos pinga em todo o passeio.





Uma das partes espectáculo foi um single-track que foi feito com alguma dose de adrenalina, é que uma roda fora do sitio e podíamos acabar uns metros mais abaixo, mas correu muito bem para todos.





















Depois disso e do Tiago ter andado à procura da sua L
olita (que lá se decidiu esconder-se do dono) seguimos um pouco mais à frente onde fizemos a paragem para o farnel.











Já víamos lá ao fundo as eólicas onde iríamos passar e fizemo-nos ao caminho. Lá chegados foi altura de decidir, ou fazíamos um caminho mais curto, pois já estava um bocadinho tarde, ou descíamos até à barragem do Caldeirão onde nos esperava uma subida enorme de volta à Guarda, mas como tínhamos tirado o dia para pedalar, seguimos para a barragem.














Depois de uma curta paragem, tínhamos então a dita subida. Nunca eu tinha subido durante tanto tempo e com aquela inclinação, mas lá chegámos.
Passámos depois pelas antenas de comunicações e seguimos para dentro da Guarda onde nos esperava a tão famosa torre de menagem onde o Tiago acaba os seus passeios da Guarda. Fomos lá por a cereja em cima do bolo, como ele diz!
Depois de uma sessão fotográfica, saímos do ponto mais alto da Guarda (1056 mts) até à casa do Tiago e demos por terminado um excelente passeio nas terras da cidade mais alta de Portugal.





André; Mané; Eu; Simão; Cerezo; Pedro; Adriano; Tiago


Distância percorrida – 40.77 km
Tempo de rolamento – 3:37:59
Velocidade Média – 11.22 km/h
Velocidade Máxima – 58.1 km/h

2 comentários:

Tiaguss disse...

Boa volta aqui pela cidade mais alta. A próxima será em Vila Velha de Rodão e depois?
Ninguém te para agora ... :)
Um abraço
Tiago Lages

Luis Afonso disse...

Tás enganado amigo. Antes de Vila Velha de Rodão, ainda vou ao Passeio Rota do Gaio em Palvarinho. Agora é sempre a pedalar :)
Abraço